"Nada é permanente nesse mundo cruel. Nem mesmo os nossos problemas." Charles Chaplin

quinta-feira, maio 03, 2007

Sobre o Cravo


O cravo é a flor do craveiro (Dianthus caryophyllus), planta herbácea, que alcança até um metro de altura. Uma característica desta planta, além da forma peculiar de suas flores, é o caule reto, com várias ramificações. As flores apresentam muitas tonalidades, do branco ao vermelho, passando pelo amarelo e pelo rosa. À mesma família das cariofiláceas, pertence a cravina ou cravo-bordado (D. plumarius), cujas pétalas abundantes emergem de seu cálice verde e tubular.
Originário do Oriente, o cravo, considerado a planta ornamental mais antiga em cultivo, pode ser hoje encontrado em diversos tipos e cores, cada um com seu próprio significado, mas todos concordando na distinção e na força da expressividade.
Utilizada tanto em arranjos e buquês como nos jardins, à meia-sombra ou sob o no sol nos canteiros, essa planta, considerada entre as mais populares, possui uma bela folhagem de cor azulada e flores grandes e cheirosas, além de requer terra rica em material orgânico, com boa drenagem e boa luminosidade, embora sem exposição direta aos raios solares quando cultivadas em locais muito quentes.
Certas variedades exalam um aroma delicado, motivo pelo qual são utilizadas nas fabricação de perfumes.
O Cravo representa o amor puro e latente, e também a liberdade.