"Nada é permanente nesse mundo cruel. Nem mesmo os nossos problemas." Charles Chaplin

segunda-feira, março 27, 2006

V de Vingança

Desde que vi este filme anunciado que o desejei ver. Sou um fã de BD, e não costumo perder qualquer adaptação ao cinema de uma boa BD. Já por varias vezes fiquei desiludido, como com a Liga de Cavalheiros Extraordinários, ou o Quarteto Fantástico. De todas as interpretações de heróis nestes filmes só dois excederam completamente as minhas expectativas: Wolverine, interpretado por Hugh Jackman, e o sr. com a mascara de Guy Fawkes interpretado por Hugo Weaving (o Mr. Smith de MATRIX). Esta ultima interpretação, quanto a mim está genial! Trabalhar um filme inteiro com uma mascara onde nem os olhos se vêm e mesmo assim conseguir ser expressivo, não está ao alcance de qualquer um.
A personagem de Natalie Portman, é igualmente genial, e tambem ela conseguiu, quanto a mim, um grande trabalho. Conseguiu que grande parte da sua interpretação passasse pelos seus olhos.
O seu olhar do principio ao fim do filme vai-se alterando, e isso aconselho a quem for ver para estar bastante atento...
Outra coisa curiosa me aconteceu neste filme: emocionei-me no fim. Nunca num filme do genero isto me tinha acontecido. Talvez até por podermos estar a caminhar para uma situação identica á do filme, onde o medo de certa forma rege as nossas vidas, e onde os governos usam os Média como instrumento de poder e manipulação(como as aquela história das armas de destruição massissa de Sadam...). Citando "V": "Os governos é que deviam ter medo do seu povo, e não o contrário!" (acho que foi assim).
Algumas das minhas amigas com quem fui ver o filme, repararam em pormenores que me passaram totalmente, do genero: como é que ela tinha sempre roupa nova em qualquer sitio onde ia, ou onde é que ele ia buscar tanto dinheiro? Sinceramente não sei, o que sei é que o filme me marcou, e como disse "V" depois de levar uma valente saraivada de balas, e ter arrumado os "maus da fita" todos: "Por trás desta máscara há mais do que carne e sangue; por trás desta máscara há uma ideia, e as ideias são à prova de bala"
Parabéns aos Irmãos Wachowski, e ao criador desta BD, Alan Moore.
Lá vou eu para a Fnac ver se arranjo a BD!