"Nada é permanente nesse mundo cruel. Nem mesmo os nossos problemas." Charles Chaplin

segunda-feira, junho 19, 2006

Estações!


Pobres daqueles que trabalham na CP! Provavelmente um dos piores trabalhos no mundo inteiro!
Alem de serem mal pagos, e de trabalharem num ambiente decadente (as estações), estes senhores enfrentam um grande e entediante desafio todos os dias… estão sempre á espera do próximo comboio! Venha ele a horas ou atrasado, a espera de um comboio para mim é das coisas mais horríveis a que me podem submeter.
As estações são na sua maioria decadentes, até a mais moderna e pensada delas todas (estação do Oriente) é um mau local de trabalho, para não falar de estações como a da Pampilhosa (já lá passei varias horas em dias diferentes), do Entroncamento, Alfarelos, Coimbra B ( mais umas valentes horas), Sta. Apolónia ou mesmo Entrecampos!
Depois há os cafés. O famoso café da estação! Se com alguma segurança posso dizer que os cafés em Portugal evoluíram e são hoje sítios asseados e com algum bom aspecto, os ditos cafés da estação, pararam no tempo e são hoje pior que tascas, pois se estas ainda conservam alguma tradição e até podem ser “pitorescas”, os cafés de estação são pura e simplesmente um nojo. Nas “vitrinas” as sandes mistas e os bolos “de ontem” amontoam-se e conseguimos ver sempre um qualquer insecto a rondar os mesmos. A cinza e as beatas é para atirar para o chão, que se misturam com as migalhas e o lixo.
Depois vem a parte referente ás casas de banho. Não querendo entrar em loucas teorias de conpiração, mas não conseguindo… aqui vai: A CP e a Galp organizaram um concurso privado entre elas para ver quem tem a casa de banho mais nojenta!
Os urinóis da CP têm uma particularidade única que é não terem um tubo que encaminhe a mijoca para o esgoto, este cai directamente do urinol para uma calha que existe no chão e só então corre para um buraco que supostamente vai dar a um esgoto! Este sistema além de ser muito higiénico e estético também é óptimo para sarapintar os sapatos… Será por isso que as estações em Portugal cheiram sempre a “Mijum”…?
Pelos caminhos de Portugal….

3 Comments:

Blogger a. said...

tenho de admitir que sempre fui nostálgica em relação às estações de comboio... para mim sempre significaram locais de passagem durante as férias do verão (antes de ter carro era assim que mais gostava de viajar)...

1:03 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

estação de Nelas? já lá estive mais vezes do que julguei algum dia estar.
Quanto à higiene concordo ctg. No outro dia fui obrigada a tomar o pequeno almoço no café de santa apolónia (noite longa...)e meu deus!! acho que no que diz respeito ás idas à casa de banho públicas a única vantagem que as mulheres têm em relação aos homens é que nunca ficamos com os sapatos salpicados!!
Por outro lado concordo com a Dri. Estações de combio fazem me lembrar algumas viagens importantes que fiz.

8:55 da tarde

 
Blogger CHIQUITA said...

Digo-te já que não estamos atrás dos outros países, pelo menos dos da Europa.Quem já fez Interrail não escapou à aventura do primeiro comboio que se tem que apanhar, o famoso "Sud-Express"...não há como fugir dele!!!Apesar das condições não serem "óptimas", estes comboios e estações no limiar da decadência, trazem-me muito melhores recordações que os moderníssimos TGV e ICE.E, permitem viagens incomparavelmente mais confortáveis que qualquer autocarro de luxo!

11:16 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home